9 de novembro de 2015

Os fundos do antigo prédio do INSS


Do que adianta fornecer uma pseudo-educação, se nos fundos da Biblioteca Municipal cria-se um lixão? 

Era uma tarde de quarta-feira do mês de Novembro, e eu estava em busca de lugares e pessoas para fotografar. Passando pelas ruas do centro -mais precisamente na Praça dos Palmares- me deparei com o antigo prédio da Previdência Social, que foi ocupado por famílias sem-teto. A frente do prédio em si não está numa situação tão degradante assim, eu fotografei, mas não senti que causaria impacto... foi então que me recordei que nos fundos da Biblioteca Municipal eu conseguiria ver bem de mais perto como andava a situação. Pra quem nunca foi a tal lugar, é importante saber que ficam frente à frente os fundos do prédio e da Biblioteca. Quem está nessa última, dá de cara com isso: 




Maceió é uma cidade cheia de contrastes, alguns exposto e jogados em nossa cara; e outros escondidos, que fingimos não ter acesso, e esse é um bom exemplo: De um lado um lugar "público" e que serve para """fornecer""" cultura, completamente organizado, arejado e conservado; de outro o abandono de famílias em uma situação deplorável de vivência, que estão começando a montar uma espécie de lixão, jogando restos de comida, e toda espécie de sobra janela abaixo; criando dessa forma um amontoado de lixo, repleto de ratos, acompanhados de um enorme mau cheiro que se sente até da biblioteca que foi recentemente reformada. 

Quanta dissemelhança, não?!

Eu torço para que um dia os contrastes sejam belos, e não remetem a pobreza e riqueza. Que girem em torno de cores marcantes, como a da minha pele e a de um branco, como o meu cabelo e de um loiro, de olhos claros e escuros, sorrisos brancos e amarelos. E que sejamos, apesar disso, todos iguais e tenhamos os mesmos diretos, como educação e moradia.

Frente do Prédio do INSS, Praça dos Palmares. 


Frente da Biblioteca Municipal, no centro de Maceió.


Por: Gisele Nascimento 



Nenhum comentário:

Postar um comentário